Aguarde, carregando...
Com os recursos do programa florestal, a companhia fará plantio de eucaliptos em área superior a 20 mil hectares no interior da Bahia
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 200 milhões para o programa florestal da Veracel Celulose S/A. Os recursos serão destinados ao plantio e reflorestamento de eucaliptos no interior da Bahia, garantindo a produção de celulose de forma sustentável.
No total, mais de 20 mil hectares receberão eucaliptos, permitindo a conservação dessas áreas. Além disso, o investimento do projeto contribuirá com a manutenção de empregos e renda em municípios de baixo IDH do interior do estado.
“O BNDES é uma instituição estratégica para o processo de neoindustrialização e tem um papel histórico para o desenvolvimento da indústria de papel e celulose no país, da forma como ela é hoje. Nesse sentido, continuaremos apoiando o setor, com a utilização de mecanismos tradicionais de financiamento, novas modelagens de crédito que poderão ser implementadas, ou novos instrumentos financeiros voltados para uma indústria verde, sustentável e inclusiva, prioridades do governo atual”, afirma Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.
“Um projeto florestal que tem como objetivo a produção sustentável de celulose está perfeitamente alinhado com a Nova Indústria Brasil. E o BNDES cumpre o papel de apoiar as empresas brasileiras em projetos sustentáveis, exportadores e voltados à economia verde”, explica José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES.
O programa florestal da Veracel tem como finalidade aumentar a produtividade e a competitividade da empresa. O produto final, a celulose, tem grande potencial exportador e, portanto, contribui para manutenção do saldo positivo do setor na balança comercial brasileira.
“O BNDES possui um importante papel para o desenvolvimento sustentável do setor de papel e celulose no país, permitindo sua competitividade. O Banco contribui diretamente para colocar o Brasil como um dos maiores produtores e exportadores de celulose do mundo”, destaca Rodrigo Louzada, diretor Administrativo Financeiro da Veracel.
APOIO DO BNDES AO SETOR
Entre os anos de 2014 e 2023, o BNDES financiou aproximadamente R$ 21,7 bilhões para empresas do setor de base florestal, correspondendo a 48% do valor investido, o que demonstra a forte presença do Banco na execução de investimentos importantes dessa indústria.
Segundo a empresa, esse apoio foi fundamental para que o Brasil alcançasse uma privilegiada condição competitiva, considerando que o país hoje está posicionado como o segundo maior produtor global de celulose e o