Aguarde, carregando...

Notícias WG Papéis

Portal Celulose - 10/06/2024

Exportações uruguaias são impulsionadas pela segunda planta de celulose da UPM em Durazno

Relatório revelou impacto positivo na economia do Uruguai e flutuações nos indicadores de exportação devido à produção da nova fábrica de celulose

Exportações uruguaias são impulsionadas pela segunda planta de celulose da UPM em Durazno

A segunda fábrica de celulose da UPM, situada em Durazno, está impulsionando fortemente a economia do Uruguai, conforme revelado por um recente relatório divulgado pela União de Exportadores do Uruguai. A produção desta indústria está contribuindo significativamente para a receita nacional, especialmente após a venda da celulose processada em Pueblo Centenario.

Entre os produtos exportados, em segundo lugar, a madeira viu um aumento de 18,7%, principalmente devido à entrada na zona franca de Durazno para a segunda fábrica de celulose da UPM.

Em termos de volume físico, as exportações aumentaram 36,3% nos primeiros cinco meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso sugere que, em média, os preços dos produtos exportados estiveram abaixo do ano anterior. Dos 10 principais produtos exportados, oito registraram aumentos durante o período analisado.

No entanto, o relatório também apontou que as exportações de bens diminuíram 4,9% nos 12 meses encerrados em maio, em comparação com o período anterior. Essa variação foi atribuída aos sete meses de aumento, mas também aos cinco meses de queda ao longo do ano.

No que diz respeito aos principais destinos de exportação, o Brasil liderou o ranking com um aumento de 7,6% nas vendas. Por outro lado, a China registrou uma queda de 36%.

Os dados levantados pela União de Exportadores do Uruguai (UEU), com base nos Documentos Únicos de Aduanas (DUAs), mostraram que as vendas de maio aumentaram 18,1%, cresceram 8,9% nos primeiros cinco meses do ano e caíram 4,9% nos últimos 12 meses.

Assim, olhando para as exportações de bens nos 12 meses encerrados em maio, a madeira viu um aumento de 20,7%, principalmente devido a maiores vendas na zona franca de Durazno para a nova planta da UPM.

FAÇA SEU PEDIDO clique aqui!

RECEBA NOSSAS PROMOÇÕES